As Referências de SATOSHI
Satoshi Nakamoto cita 8 referências no white paper Bitcoin. Cada um influenciando de forma única o design do protocolo Bitcoin. Neste tópico, exploraremos o que são e por que são importantes.
Em primeiro lugar, para contexto, é útil entender que o protocolo Bitcoin combina várias ferramentas, tecnologias e sistemas existentes de uma forma altamente inovadora.
1) ‘b-money’ de Wei Dai é a primeira referência listada. Dai também foi uma das primeiras pessoas contatadas por Nakamoto.
“A cooperação eficiente requer um meio de troca (dinheiro) e uma forma de fazer cumprir os contratos.
Eu descrevo um protocolo pelo qual esses serviços podem ser fornecidos. ”
Deve-se notar que Dai questionou a influência de seu artigo no design do Bitcoin:
“Meu entendimento é … Nakamoto nem mesmo leu meu artigo antes de reinventar a ideia ele mesmo. Ele soube disso depois e me deu os créditos em seu artigo ”.
Um trecho de ‘b-money’:
2 )“precisamos de um sistema para que os participantes concordem em uma única história.”
-Nakamoto
“Existem duas famílias de técnicas de carimbo de data e hora: as que funcionam com terceiros de confiança e as que se baseiam no conceito de confiança distribuída.”
-Massias.
Cada bloco na cadeia do Bitcoin inclui um carimbo de data / hora aproximado (que é então incluído no cabeçalho do bloco) tornando-o um armazenamento público global de fato.
“Como em um jornal … o carimbo de data e hora prova que os dados devem ter existido na época” -Nakamoto
3) Haber & Stornetta aparecem três vezes na lista de referências do white paper.
“O problema é marcar a hora dos dados, não do meio.
Nós propomos … carimbo de data e hora de tais documentos de forma que seja inviável para o usuário retroagir ou encaminhar seu documento .. ”
Satoshi incorporou o conceito de dados em hash para comprovar facilmente a integridade e o sequenciamento de transações.
“As páginas numeradas sequencialmente e costuradas no caderno tornam difícil adulterar o registro sem deixar sinais indicadores”
-Haber & Stornetta
4) A chave para a descentralização do Bitcoin são as Árvores Merkle para eficiência de armazenamento de dados.
“Usando árvores, mostramos como conseguir um aumento exponencial na publicidade obtida para cada evento de carimbo de data e hora, enquanto reduzimos o armazenamento e o cálculo necessários.”
-Bayer.
Inventado por Ralph Merkle, Nakamoto utilizou estruturas de dados conhecidas como Árvores Merkle como uma forma de-
a) economizar espaço em disco
b) provar a validade do tx (por meio de provas)
Cada bloco contém apenas a raiz do merkle, mas “é possível verificar os pagamentos sem executando um nó de rede completo ”
-Nakamoto
5) Preocupado com esquemas de nomenclatura de documentos digitais, para facilidade de descoberta e verificabilidade, Haber & Stornetta propôs combinar funções hash unilaterais com árvores Merkle para verificar a integridade e verificar a integridade no caso de listas.
https://nakamotoinstitute.org/static/docs/secure-names-bit-strings.pdf
6) Ao implementar um mecanismo de carimbo de data / hora distribuído, Nakamoto postula — “precisaremos usar um sistema de prova de trabalho semelhante ao Hashcash de Adam Back”
“Hashcash foi originalmente proposto como um mecanismo para limitar o abuso sistemático de recursos da Internet não medidos .. ”
- @ adam3us
Para obter mais detalhes sobre a influência do trabalho de Adam Back no design do sistema de incentivos do Bitcoin, a entrevista a seguir com @PrestonPysh cobre muito terreno.
BTC022: Prova de Trabalho do Dr. Adam Back e BitcoinBTC022: PROVA DE TRABALHO DA BITCOIN C / DR. ADAM BACK 21 de abril de 2021 No episódio de hoje, Preston fala com o Dr. Adam Back.
http://www.theinvestorspodcast.com/bitcoin-fundamentals/adam-back-bitcoins-proof-of-work/
7) O artigo de Merkle explora os vários esquemas de distribuição de chave pública e protocolos para assinaturas digitais.
“As assinaturas digitais também são um método ideal de transmitir mensagens autenticadas de uma fonte central que deve ser confirmado por vários destinatários separados”
-Merkle
O protocolo Bitcoin utiliza assinaturas digitais (ECDSA) para permitir que você prove a propriedade e envie bitcoin de seu endereço, sem ter que revelar publicamente sua chave privada.
Outros podem verificar isso combinando sua transação assinada + sua chave pública.
8) Por último, um livro de matemática de 1957 por William Feller foi citado por Satoshi em relação ao cálculo da probabilidade de um invasor gerar “uma cadeia alternativa mais rápida do que a cadeia honesta” para gastar o dobro de seus bitcoins.
• • •
Original:
Fala Ojeda, muito bom os textos, parabéns. Uma sugestão seria colocar a narração pra ir ouvindo enquanto estamos no carro. Igual da revista plebs. Só uma sugestão. Valeuuu